Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.
Em 5 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa. Para incentivar os produtores, o Sebrae criou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, o que lembra as diversas campanhas pelo mundo de estímulo a (pequenas) cervejarias locais. Por isso, o fez uma lista de marcas cariocas recém-criadas ou que serão lançadas em breve. Órgão que deu início à campanha pelos pequenos empreendimentos, o Sebrae-RJ, que, no Mondial de laBiere, em novembro, terá um estande com 16 microcervejarias.
- O nosso foco de atuação tem sido a parte de legalização e orientaçãoo daqueles que estão começando a produzir cerveja - explica Lidia Espíndola, analista do Sebrae. - Para quem já é produtor e está legalizado, a gente trabalha em parceria com o Senai de Vassouras para permitir melhorias em tecnologia, análise e correção das receitas e acesso ao mercado.
Lançado em agosto, a Verve estreou com a Spiritus, uma WitIpa com cascas de laranja e semente de coentro. Produzida na Allegra, em Jacarepaguá, a primeira leva de 1.200 litros terminou em duas semanas, metade do tempo que os sócios Leandro Raposo, André Fortunato e Pedro Aliperti planejavam. De olho no 3º Festival Carioca da Cerveja Artesanal, em 11 de outubro, e do Mondial de la Biere, em novembro, outras duas levas já estão programadas.
- Trabalhamos com diferentes cenários. O primeiro é um hobby remunerado, fazer essa brincadeira se pagar e ganhar um dinheirinho. O segundo é manter essa receita em uma linha de produção e distribuir para outros estados. O terceiro cenário, que seria ter uma fábrica, é um passo muito alto para nós, que trabalhamos com outros negócios - conta Aliperti, sócio do bar Caverna, em Botafogo.
Dono do Botto Bar e responsável por ensinar a mais de 1.600 pessoas como fazer cerveja em casa, Leonardo Botto lança a marca Beertoon em parceria com o cartunista Ique e o empresário Léo Cerqueira. A estreia vai ser noMondial de la Biere. Eles começam com quatro cervejas: Alquimia #1, uma Imperial IPA; Pedra Bonita, uma Helles; Delação Premiada, uma India Pale Lager; e Mimosa, uma Irish Red Ale. Os rótulos terão a receita para os cervejeiros que quiserem reproduzí-las nas panelas.
- Não temos medo de revelar a receita. Pelo contrário, queremos inspirar cada vez mais pessoas a mergulhar de cabeça no fantástico mundo da cerveja artesanal e produzir a própria cerveja na panela de casa - explica Botto, que produziu suas receitas em um fábrica no Rio Grande do Sul.
O surfista, base jumper e skydiver Marcos Sifu se jogou em mais uma aventura. No fim de setembro, ele lançou uma Witbier com casca de limão siciliano e semente de coentro, a primeira receita comercial da Praya. Com 1,5 mil litros, a leva foi feita na Allegra, mas a produção já vai aumentar.
- Sou autodidata. Crio abelha, faço marcenaria e tudo o que gosto, mesmo sem ter especialização (acadêmica) - conta Sifu, que garante que sua receita tem tudo a ver com o surfe. - Eu fiz uma cerveja refrescantes e fácil de beber. Leva flocos de aveia para encorpar já que o limão dá uma matada na espuma.
A cerveja Rio Carioca será lançada no Downtown Oktoberfest (já falamos dele aqui), que ser&aa
USE AS TAGS #MONDIALDELABIÈRESP E #MONDIALDELABIÈRESPEUVOU E COMPARTILHE SEU AMOR POR CERVEJAS ARTESANAIS.
GL events LE S/A – CNPJ 05.494.572/0001-98