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Mondial de la Bière: um festival de cervejas no Rio de Janeiro

22/09/2017 Fonte: Infood

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Acontece, de 11 a 15 de outubro, nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, no Boulevard Olímpico, o Mondial de la Bière. Realizado desde 2013 no Rio de Janeiro, o festival consolida-se como um dos principais eventos para degustação e difusão da cultura cervejeira no país. O espaço de 17 mil metros quadrados será tomado por cervejarias de diversos estados do Brasil e outros países, que se preparam para apresentar rótulos já consagrados e lançamentos para serem degustados em primeira mão.

O Mondial de la Bière é realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Paris, na França, sendo de entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização.

Neste ano, o Mondial de la Bière oferecerá uma seleção imperdível de cervejas e gastronomia. Com o objetivo de proporcionar uma experiência completa, o festival traz uma área de alimentação gourmet e atrações musicais variadas. Serão cerca de 150 expositores, divididos entre cervejarias, importadores, distribuidores, prestigiados food trucks e fornecedores de acessórios cervejeiros. Além da apresentação de novos rótulos, haverá a venda de souvenirs como, copos, camisetas, tênis e growlers, recipientes apropriados para armazenar e manter a cerveja gelada. O copo de vidro com duas marcações, de 100 ml e 200 ml, sucesso no ano passado, volta nesta edição, fortalecendo o conceito de degustação. A utilização do cartão de consumação seguirá o mesmo modelo de 2016. O visitante adquire o cartão ou pulseira (que será reembolsado em sua devolução) e recarrega com o valor que deseja nos pontos fixos ou móveis. Serão aceitos dinheiro, cartão de débito e crédito, novidade este ano.

De âmbito internacional, o Mondial de la Bière apresentará cervejarias fora do eixo Rio – São Paulo. Estados como Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina já confirmaram presença. Pouco conhecido do grande público, o estilo Sour promete ser a revelação deste ano. Apesar de ser considerada uma cerveja para apreciadores, por possuir um sabor mais ácido, as Sour Beers estão se popularizando. “O paladar do público evoluiu junto com o festival. As pessoas estão procurando estilos mais elaborados” afirma Luana Cloper, diretora do evento. Lançamento em 2016, a New England IPA ou Juicy IPA, novo conceito de IPA – India Pale Ale, permanece em alta.

No evento, os expositores poderão participar do MBeer Contest Brazil, uma competição inovadora, com avaliação baseada nas qualidades intrínsecas da cerveja. Sem categorias pré-definidas por estilo, os juízes – que farão as degustações às cegas, sem qualquer informação sobre o produto, identificarão o estilo da cerveja e a avaliarão de acordo com o estilo identificado. Um júri composto de profissionais internacionais e nacionais premiarão cervejas nas categorias ouro e platina na quinta-feira, dia 12, às 20h. Os visitantes terão uma semana para escolher seus rótulos preferidos. O voto será online e o resultado revelado através das redes sociais.

A programação musical será democrática, com bandas de folk, jazz, reggae, rock e até samba. Dois palcos serão montados na área externa, privilegiando a vista para a Baía de Guanabara.

Há cinco anos o Mondial de la Bière se apresenta como uma vitrine de lançamento da produção de cerveja artesanal, que anualmente apresenta um crescimento entre 30% e 40%. Na primeira edição do evento, o Rio de Janeiro contava com menos de 20 bares de cerveja artesanal. Hoje, o número varia entre 170 a 200 estabelecimentos. “O Mondial de la Bière é a plataforma que une todas as pontas do mercado cervejeiro. É o grande encontro entre as cervejarias que produzem, os consumidores que apreciam, os empresários que investem e as escolas e instituições que promovem conhecimento”, comenta Luana.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás dos Estados Unidos e China. Além disso, 172 cervejarias artesanais estão cadastradas somente no estado do Rio. “Em 2013, eram poucos os que falavam em dosagens de lúpulo, que giravam copos com o objetivo de buscar aromas e estavam em busca das sensações que a cerveja pode proporcionar para além do álcool”, completa Luana. O Mondial de la Bière apoia a Lei Seca e adverte os visitantes que utilizem transporte público.

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